Depoimentos

Seu depoimento é importante para nós. Veja aqui alguns depoimentos de alunos e ex-alunos:

Eu comecei a estudar Francês no Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo (IFESP) em 2010, com o curso intermediário 2, e desde que entrei notei a diferença entre o IFESP e as outras escolas de idioma que experimentei. Tanto o método de ensino quanto o alto nível de comprometimento que eles dedicam aos alunos foram os diferenciais que me fizeram continuar meus estudos e me ajudaram enquanto fazia o curso preparatório para o exame do DALF, que passei no final de 2011.
Outro grande diferencial é a atenção que eles dão aos alunos que pretendem realizar estudos em países de língua francesa. Ainda é apenas um plano, mas tenho certeza que o IFESP vai me ajudar a atingir esse objetivo.
 
Data do Depoimento: 05 January 2012
Postado por: Louise Fideles Solla
Intermediário 2 (Agosto - Dezembro/ 2010) + Avançado 1 (Março-Junho/2011) + Prepa DALF (Agosto-Dezembro/2011)
Eu já tinha uma base da língua francesa quando vim estudar no IFESP. Havia estudado por quatro anos, mas deixei de estudar a língua por quase seis anos. Como voltei a considerar a possibilidade de estudar na França ou em outro país francófono, quis me preparar para obter o DALF. Por ser uma prova extremamente técnica e específica, foi essencial o preparatório do IFESP. Embora tenha demandado muito esforço, o resultado foi positivo. A estrutura, o atendimento personalizado e profissional, além de toda a atenção da Pauline me auxiliaram muito. Agora tenho uma das portas abertas para eventualmente cursar um Doutorado no exterior. Muito obrigada à equipe do IFESP.
 
Data do Depoimento: 05 January 2012
Postado por: Melissa Chyun Yea Tseng
Intermediário 2 (Agosto - Dezembro/ 2010) + Avançado 1 (Março-Junho/2011) + Prepa DALF (Agosto-Dezembro/2011)
"A minha história com o IFESP começou a mais ou menos 1 ano e meio atrás, quando uma prima me indicou a escola como a melhor opção para aproveitamento específico do curso de Francês.
De fato, logo que cheguei tive uma entrevista com a Alexandrine (diretora da escola). Em nossa conversa disse a ela que queria fazer um Master em Direito e a partir disso ela montou um programa de curso adequado às minhas necessidades e esquematizado ao tempo que estabelecemos.
Logo comecei minhas aulas particulares e fui assim até o Intermediário I. O que mais gostava era que as minhas aulas particulares eram adaptadas ao que eu ia precisando. Na época do TCF por exemplo, foi feito um programa intensivo de testes e estudos direcionados. Na sequência fiz aula em grupo do Intermediário II e aulas particulares de conversação.
Simultaneamente, tive todo o apoio tanto do meu professor, Frédéric, como da coordenadora pedagógica Pauline para a montagem dos meus dossiês de inscrição junto às faculdades que eu tinha interesse.
Esse apoio foi fundamental pra mim! Eu não tinha idéia alguma de como eram os procedimentos de inscrição das faculdades. Me inscrevi em 2 faculdades, a Paul Cézanne em Aix-en Provence e a Panthéon-Assas em Paris.
O meu sonho sempre foi a Panthéon-Assas que é considerada a melhor faculdade de Direito da França. Todavia, eles exigiam um teste de francês, o TCF, com nota 6/6 ou seja, praticamente impossível... Já estava quase desanimando por causa disso. Porém, o Prof. Frédéric e a Pauline não me deixaram desanimar! Me falaram pra eu fazer o meu melhor na prova e então vermos o que poderíamos fazer. Foi exatamente o que aconteceu.
Fiz o TCF e ainda não tinha recebido o resultado quando vim pra França. Resolvi vir mesmo assim porque de um modo ou de outro eu já tinha sido aceita na faculdade de Aix.
Chegando aqui, recebi o resultado do TCF e realmente não tinha a nota 6.
Falei com a Pauline e o Prof. Frédéric e mais uma vez eles me deram um super apoio para que eu tentasse mesmo assim!
Me dirigi então à Universidade Panthéon-Assas e falei com a secretária chefe do Master 2 Droit internacional privé. Mostrei o resultado do teste e ela me disse que ela não podia fazer nada. A solução foi falar com o responsável do Master 2. Ela falou com ele e me deixou sem reposta... Disse que em alguns dias me ligava ou mandava e-mail com a resposta.
Fui embora cabisbaixa... sem botar muita fé.
Alguns dias depois ela me liga pra me dar a melhor notícia da minha vida: eu fui aceita na Universidade Panthéon-Assas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Foi uma das melhor sensações da minha vida! Uma alegria que não cabia em mim!
Estou agora morando aqui em Paris e MUITO FELIZ de poder realizar esse sonho!
Com certeza tive dicas essenciais da Pauline e do Prof. Frédéric, sem os quais não teria conseguido.
Por isso quero deixar os meus sinceros agradecimentos a eles que acompanharam de perto essa minha trajetória e à toda a equipe IFESP que sei que torceu muito por mim! Merci a tous!!!!!!"
 
Data do Depoimento: 14 October 2011
Postado por: Jennifer Rizk
Aulas particulares (abril/2010 - agosto/2011) + Intermediário 2 (julho/2011)
Comecei a estudar no Ifesp em janeiro de 2010, em um curso intensivo, no nível básico 3. Em seguida, viajei de férias e, na volta, retomei as aulas. Em novembro do mesmo ano, passei no Dalf C1. Decidi, então, ter algumas aulas particulares de inglês para me preparar para o Toefl, já que ainda não tinha um diploma oficial da língua inglesa. Fiz o teste em fevereiro e obtive um bom resultado. No segundo semestre de 2011, voltei ao curso de francês e acabei passando no Dalf C2. No intervalo entre as provas de proficiência, com a ajuda da equipe do Ifesp, montei dossiês de candidatura para cursos de Master Professionnel na França. Fui aceita em quatro universidades – optei pela Paris-Sorbonne / Paris IV - CELSA. Ou seja: em um ano e meio, o Ifesp mudou a minha vida. Desses últimos meses de convivência intensa, tenho a destacar o método objetivo e eficaz de ensino, o clima de imersão cultural e a disposição da equipe em ajudar os alunos. Não posso deixar de fazer um agradecimento especial à Pauline, sempre pronta a responder e-mails, tirar dúvidas e ‘desvendar’ o raciocínio necessário para as candidaturas e os ‘Dalfs’. Enfim, eu recomendo.
 
Data do Depoimento: 17 August 2011
Postado por: Luciane Scarazzati
São Paulo
Janeiro 2010 - Básico 3 + Março 2010 - Intermediário 1 + Julho 2010 - Intermediário 2 + Agosto 2010 - Avançado 1 e DALF C1 + Março 2011 - DALF C2
Curso de gastronomia
O curso de gastronomia do Ifesp, além de ter contribuído com a melhor fluência do idioma, proporcionou uma visão da história da gastronomia francesa, com ênfase nas diversas regiões do país. Além disso, o curso foi fundamental para o meu conhecimento do vocabulário específico de ingredientes, utensílios e técnicas, o que, com certeza, será muito útil na compreensão das aulas da École Lenôtre.
 
Data do Depoimento: 16 August 2011
Postado por: Paola Biselli
São Paulo
Francês B1 - Janeiro-Fevereiro 2011 + Francês B2+B3 - Março-Junho 2011 + Francês Conversação Viagem + Básico - Março-Junho 2011 + Francês Conversação Gastronomia - Julho 2011 + Francês Intermediário 1 - Julho - Agosto 2011
Curso de Francês
O curso de Francês do Ifesp foi decisivo para que eu pudesse realizar o meu projeto de estudar na École Lenôtre. Quando o iniciei, em janeiro deste ano, eu não tinha nenhum conhecimento da língua e precisava aprendê-la em apenas 7 meses. Pelo curto tempo que eu dispunha, apenas um curso inovador e prático como este poderia me preparar para meu futuro desafio. Além das aulas presenciais serem intensivas e bem elaboradas, a plataforma online oferecida foi de grande importância pois fixa e complementa o aprendizado em aula.
Um dos fatores que mais me chamou a atenção durante o curso foi o atendimento personalizado dos funcionários do Ifesp que conhecem todos os alunos por nome e muitas vezes, conhecem até mesmo seus projetos.
Por tudo isso, quero parabenizar a direção pedagógica e a equipe de professores do Ifesp, pois posso dizer que estou muito satisfeita e confiante pelo resultado alcançado.
Hoje, posso assegurar que para a minha necessidade o Ifesp foi a melhor opção!
 
Data do Depoimento: 15 August 2011
Postado por: Paola Biselli
São Paulo
Francês B1 - Janeiro-Fevereiro 2011 + Francês B2+B3 - Março-Junho 2011 + Francês Conversação Viagem + Básico - Março-Junho 2011 + Francês Conversação Gastronomia - Julho 2011 + Francês Intermediário 1 - Julho - Agosto 2011
Fiz uma pequena temporada de aulas particulares e também os cursos preparatórios para o TCF e DALF C1. As aulas particulares foram fundamentais, me lembraram de estruturas e de tempos verbais menos comuns, solidificando o meu conhecimento e o aprimorando, as aulas preparatórias para os exames foram focadas nas formas e conteúdos avaliados em tais exames, o treinamento foi intenso e muito preciso, até mesmo em relação ao tempo das provas.

Além dos cursos com professores altamente qualificados, do atendimento diferenciado e acolhimento, contei com o apoio para toda a minha inscrição e processo seletivo nas escolas e cursos que havia escolhido. O apoio foi fundamental nas escolhas e também nos prazos, no conhecimento prévio e experiência demostrados pelos profissionais sempre dispostos a solucionar qualquer dificuldade. Tudo isso foi feito com muito divertimento, frio na barriga, entusiasmo e acompanhado de pela dedicação e atenção de profissionais e colegas de classe.

Fui aceito pela Paris IV Sorbonne para realizar um Master na área de História dos mundos contemporâneos.
 
Data do Depoimento: 29 July 2011
Postado por: Mateus Posca
São Paulo
Aulas Particulares - Preparatório TCF Tout Public Março-Abril 2011 - Preparatório DALF C1 Março-Junho 2011
O Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo (IFESP), do qual Alexandrine Brami é Diretora Geral, tem indubitavelmente desenvolvido um papel cultural e acadêmico de grande relevância. As suas atividades fundamentadas nos densos e inovadores cursos de línguas (francês e inglês) são meios que têm se mostrado eficazes na concretização dos resultados esperados, sejam eles profissionais ou do campo universitário. No IFESP, o aprendiz não é acolhido por sua simples condição de cliente, mas por sua exigência de qualidade, por sua curiosidade e amor aos estudos de outras culturas, por sua premente necessidade de formação, podendo, quanto a isso, despreocupar-se em relação às surpresas desagradáveis que acompanham outros cursos menos habilitados. A boa orientação oferecida gratuitamente a todos os interessados é de grande valia para as escolhas a serem feitas. Chama a atenção de todos os seus índices impressionantes de aprovação, pois nada menos do que 100% dos entrevistados entre 2008 e 2011 foram selecionados nas melhores universidades da França, alguns, inclusive, com bolsas de estudo. O acompanhamento gratuito para a elaboração dos dossiês de candidatura busca outorgar-lhes os padrões franceses de redação e prima pelo nível de excelência. A minha experiência confirma esses dados. Estudei no IFESP durante alguns semestres, e o Instituto, sem a menor dúvida, fez toda diferença. A metodologia para a construção do saber-fazer ficou comprovada pelos bons resultados que alcancei no período em que morei na França e estudei na Université Lumière Lyon 2, e pelo sucesso nos testes do TCF e do DALF C1. Os cursos, o material didático, os trabalhos práticos, as ênfases no saber e no fazer, as dicas nos detalhes, as correções insistentes, sem dúvida alguma foram essenciais na construção do êxito atingido. Somam-se a isso tudo, os ateliês culturais gratuitos que oferecem, não só momentos muito agradáveis, mas também a construção social pela interação, comunicação, influência recíproca entre culturas.
 
Data do Depoimento: 05 July 2011
Postado por: Moisés Olímpio Ferreira
Professor, Fundação Liceu Pasteur, São Paulo
Praparatório para o TCF
Iniciei o estudo da lingua francesa no IFESP em Maio de 2010, fazendo o curso intensivo de Básico 2. Ano depois, eu já havia feito o preparatório TCF e estava na fase de orientação para a entrega do dossiê para as Universidades.

Decidi estudar no IFESP pelo compromisso e a seriedade da Instituição, com uma proposta de estudo bem elaborada e dedicação ao aluno, indo ao encontro do meu objetivo maior, que é estudar Master na França.

Além disso, durante este 1 ano de estudo, eu tive a oportunidade de assistir palestras sobre gastronomia e cultura francesa, na Instituição, me deixando mais perto da França, mesmo estando no Brasil. Também fui aos restaurantes conveniados com a Instituição e pude participar do concurso interno para os estudantes IFESP, o que me garantiu uma passagem para a França e muita alegria, por ter atingido o primeiro lugar.

Gostaria de agradecer aos professores e à administração, em especial à Alexandrine, à Pauline e à professora Audrey que me acompanharam e me orientaram com foco total no objetivo. O resultado não poderia ser diferente, fui aceita para estudar na França. Agora posso realizar meu sonho de estudar na Paris Sorbonne, no Master 2 em Marketing.
 
Data do Depoimento: 27 June 2011
Postado por: Anna Paula Reto Campanha
Psicóloga e Administradora, São Paulo
Básico 2 + Básico 3 + Intermediário 1 + Preparatório TCF
Eu sou engenheiro formado na Faculdade de Engenharia Industrial – FEI e comecei meu percurso profissional ainda na faculdade, como estagiário na empresa japonesa NEC. Após um ano trabalhando na NEC, eu consegui uma vaga em uma empresa alemã sobre pesquisa em energia solar. O detalhe é que a vaga foi na Alemanha, o que me obrigou sair da NEC, trancar minha matrícula na FEI e partir para a Alemanha por 6 meses. Quando voltei, continuei a faculdade e entrei na empresa espanhola Telefônica, mas ainda como estagiário. Um ano e meio depois, entrei na empresa suécia Ericsson já como empregado e não mais como estagiário. Fiquei na Ericsson por quase dois anos e depois troquei para a empresa que trabalho hoje, chamada Acision, uma empresa de mensagem pioneira na área. Antigamente chamada de LógicaCMG, foi a criadora do famoso SMS (mensagem de texto).

Meu desejo de fazer um mestrado em Gestão de Sistemas de Informação me levou a pesquisar os melhores lugares onde fazê-lo. Foi aí que entrou o IFESP na minha vida. Recebi a informação de uma palestra sobre estudar na França e fui verificar. No mesmo dia decidi ir para a França fazer meu mestrado e me cadastrei no curso de francês do IFESP.

Comecei do começo: Básico 1. Hoje, depois de terminado o Avançado 1, estou muito feliz com a qualidade do curso e com o objetivo alcançado. Graças também ao curso preparatório para o TCF, consegui a nota necessária e consegui uma vaga em uma faculdade de Grenoble (França) exatamente em Gestão de Sistemas de Informação (Management de Systèmes d’Information et Organisation).

Gostaria de agradecer muito ao IFESP, que foi fundamental para essa conquista. Os cursos foram sempre de alto nível e as informações e ajudas sobre estudar na França foram fundamentais para que eu conseguisse essa grande vitória. Muito obrigado de coração IFESP, por tudo que vocês fizeram por mim, sem vocês não sei se teria conseguido."
 
Data do Depoimento: 14 June 2011
Postado por: Flavio Castells
Engenheiro, São Paulo
Básico 1 (Janeiro 2010) + Básico 2 + 3 (Março 2010) + Intermediário 1 ( Junho 2010) + Intermediário 2 (Agosto 2010) + Prepa TCF (Janeiro 2011) + Avançado 1 (Março 2011)


Envie seu depoimento sobre os cursos e/ou serviços prestados pelo IFESP.
*Campos obrigatórios.
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Sua profissão e/ou Cargo:
Sua Cidade:
Qual curso você fez e/ou serviço você usou:
Sua Foto:
As imagens não podem ser maiores que 500x500 px e 250 kb
Envie seu depoimento::*
Powered by RS Web Solutions



Assine nossa Newsletter

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

Eu agradeço muito pela orientação. Foi muito esclarecedora e motivadora, pois acredito que o IFESP seja a melhor forma de achar o curso ideal na França, e de se preparar para ele. Muito obrigada!

Flávia Godoy
Orientação Acadêmica
Jul 25, 2014