Depoimentos

Seu depoimento é importante para nós. Veja aqui alguns depoimentos de alunos e ex-alunos:

Após um curso de francês em Bordeaux em 2015 me apaixonei pela França e então decidi continuar meu percurso acadêmico no país. Sou formada em relações internacionais e sempre quis me aprofundar nas questões sociais para então atuar em ONGs ou Organizações Internacionais. Na época ainda não tinha nenhuma informação, não sabia nem por onde começar. Achava que seria um sonho impossível de realizar! Então após uma pesquisa e a indicação de uma amiga, achei o IFESP, que segurou na minha mão desde o dia da orientação e me mostrou o caminho a seguir e as melhores opções para o meu perfil e meus objetivos acadêmico e profissional.

A Alexandra sempre muito prestativa e paciente, me ajudou com toda a documentação necessária, o passo a passo para a candidatura, além de tirar todas as minhas dúvidas. O IFESP me ajudou a transformar aquele sonho impossível em realidade: fui aceita na universidade de Poitiers no Master 1 “Migrações Internacionais” e na Universidade de Lille 1 no Master 1 “Engenharia de Projetos em Cooperação”! O meu trabalho agora será apenas decidir em qual delas ingressar
 
Data do Depoimento: 15 August 2016
Postado por: Raffaela
Em janeiro de 2014 eu decidi que iria finalmente passar um ano na França e fazer o meu mestrado lá. E o longo e angustiante processo para a candidatura e a obtenção do visto começou. Me candidatei a várias universidades sem ainda saber qual cidade era a minha preferida, sabia apenas que não queria passar muito frio. Feita a candidatura, comecei a me preocupar com o dinheiro, fazendo todas as conversões, eu tinha exatamente o mínimo necessário para viver lá.

A questão financeira começou então a pautar a minha decisão pela cidade onde morar. Pesquisei nos sites das universidades e site de estudantes o custo de vida de cada cidade e a possibilidade de trabalhar paralelamente. Na grande maioria dos sites das universidades, há conselhos desmotivando o estudante estrangeiro que espera encontrar um emprego na França.

Mesmo assim, com o dinheiro contado e toda a vontade do mundo de viver essa experiência, eu parti. Fui para Nice, esperando encontrar além de paisagens belíssimas a possibilidade de um trabalho nos muitos eventos que acontecem em época de temporada.

Cheguei na cidade apenas com uma reserva de um pequeno apartamento feita pelo Airbnb. Encantada pelo sonho sendo realizado, dei andamento ao procedimento de matrícula na universidade e as demais burocracias, como abrir uma conta no banco, ter um registro no sistema de saúde, entender o funcionamento de pequenas coisas como os pacotes de telefone e os anúncios de moradia.

O próximo passo era um emprego, não queria ficar o tempo todo com o dinheiro contado. Passei as semanas iniciais buscando fazer novos amigos e ter com quem dividir minhas angústias, o que foi bem fácil e agradável. Paralelamente, passava muito tempo nos sites de anúncio de apartamento e na busca de um job.

Na segunda semana, eu tinha uma entrevista de emprego e no final do primeiro mês um emprego num colégio, além de vários novos amigos e um quarto numa colocação. Aliás, eu que sempre gostei da minha individualidade, tive dificuldade em optar primeiramente por uma colocação, achando que não poderia me adaptar vivendo com um estranho. Grande erro, mais tarde me dei conta de que esse era um ótimo meio de estabelecer contatos, se desafiar, praticar a língua e fazer amigos.

As aulas começaram e o trabalho também, começava finalmente a me sentir mais integrada, pertencendo àquela cidade linda que me acolhia com braços timidamente abertos.

Na universidade, embora eu tivesse conhecimento da formalidade neste ambiente, fiquei um tanto impressionada com o distanciamento entre professores e alunos. Depois compreendi que a partir do momento que mantinha o “vous” e “madame/ monsieur”, podia ter deles simpatia e também uma certa camaradagem.

Já no trabalho, a formalidade também me impressionava e o desafio era me integrar com meus colegas e me impor diante dos adolescentes do colégio. Mas pouco a pouco as coisas começaram a andar automaticamente, entendi que a seriedade e formalidade não significam desafeto e comecei a conquistar e ser conquistada pelos meus colegas de trabalho. Fiquei impressionada com a compreensão de meus superiores com meus horários de aula, minha agenda de trabalho foi montada respeitando religiosamente minhas aulas, para eles, o fato de eu ter um visto de estudante, os obrigava a adaptarem-se a minha disponibilidade. Por outro lado, também tive apoio de professores quando houve um pequeno conflito de horário, eles também foram solícitos e compreensivos e aceitaram que eu fizesse uma apresentação em outro dia e horário.

Tinha, finalmente, uma vida próxima da dos franceses. Fui me habituando com os supermercados e com o que podia comprar segundo meu orçamento, quando e onde poderia me divertir, e comecei a fazer viagens pela Europa aproveitando de passagens mais baratas, afinal de contas, todos os estudantes com quem me relacionei também tinham um orçamento mais curto e sempre faziam esforços, como em todo o mundo.

Uma das melhores sensações, no fim das contas, era andar pela cidade, pegar o transporte e fazer minhas compras tendo preocupações muito parecidas ou as mesmas que os outros habitantes da cidade. A França é encantadora com toda a sua beleza e cultivo de certos rituais prazerosos como a gastronomia. Como sempre estive apenas com estrangeiros, a maioria franceses, fui me incorporando aos seus hábitos e prazeres, acordar de manhã para ir ao trabalho mas também ter o prazer de compartilhar um taça de vinho na sexta de noite. A sensação de começar a fazer parte daquela cultura que eu sempre admirei, mesmo descobrindo seus defeitos, é uma das grandes conquistas deste desafio que me fez tanto medo. Agora me sinto pronta para voltar ou mesmo me aventurar em outros países, porque tenho certeza de que força de vontade e empenho já são grandes passos ou quase suficientes para conquistarmos nossos objetivos e realizarmos um sonho.
 
Data do Depoimento: 15 August 2016
Postado por: Michelle Gois
Eu estava em busca de um curso de verão que acrescentasse algo ao meu currículo profissional. Minha ideia inicial era fazer um curso de verão na Sciences Po, em Paris. No primeiro encontro que tive com a consultora do IFESP, ela me indicou um programa de verão organizado pela ONU em Genebra e nesse momento decidi me inscrever para os dois cursos.

Desde o primeiro atendimento percebi o comprometimento e a seriedade do trabalho desenvolvido pelo IFESP. Depois disso, recebi a orientação da consultora para redigir todo material que era necessário para as minhas candidaturas e, sempre que necessitei, ela foi muito prestativa para tirar dúvidas, fazer correções e melhorias nos documentos.

Foi assim que fui aceita tanto no curso de verão da Sciences Po, quanto no Graduate Study Programme da ONU. Não tenho dúvidas de que o IFESP foi essencial para que eu alcançasse esses resultados
 
Data do Depoimento: 15 August 2016
Postado por: Marina Augusta
Quero agradecer muito a orientação acadêmica que recebi da Ivone. Estou mais segura para trilhar o caminho rumo ao desejado “Master” na França e estou certa de que as orientações e dicas fornecidas pelo IFESP me ajudarão nos desafios dessa caminhada. IFESP, eu indico!

 
Data do Depoimento: 15 August 2016
Postado por: Tatiane dos Santos
Após ter desistido do curso pois tenho dislexia e é muito difícil para um disléxico aprender um idioma. Assisti o vídeo da Pauline no YOU tube, diretora do IFESP. E sua maneira de ensinar me chamou a atenção, pois eu conseguia compreender a matéria, sua didática prendeu minha atenção, e me trouxe a esperança novamente, de aprender esse idioma, eu amo francês e quero muito dar aula. A orientação foi fundamental pois me devolveu a confiança, e para minha surpresa foi a diretora Pauline, dos vídeos no YOU tube, que me deu orientação, fiquei emocionada, ela me ouviu, falei sobre meus projetos e sonho de estudar em Paris, ela me orientou tirou todas as minhas dúvidas, me falou de todas as possibilidades de estudar na França, uma pessoa muito humilde que me passou confiança. Quero agradecer a toda equipe IFESP pelo carinho e recepção, me senti acolhida, e a Pauline pelo carinho e atenção com que me ouviu e me orientou. Recomendo a escola IFESP, e principalmente, se alguém com dislexia tem vontade de aprender e não consegue, faça uma orientação no IFESP..
 
Data do Depoimento: 17 February 2016
Postado por: Uilma Menezes
Professora, São Paulo
Letras
“Depois de uma pesquisa cautelosa pela internet sobre universidades francesas, encontrei a IFESP, mandei um e-mail e também conversei com as atendentes pelo chat do site. Todas às vezes que entrei com contato com a IFESP, saí super satisfeita pelo comprometimento, responsabilidade e atenção que eles dão às pessoas que entrem em contato com eles. Depois, de tirar algumas dúvidas fui orientada a fazer uma orientação acadêmica que também foi muito satisfatória, Camila, a orientadora, tirou todas as minhas dúvidas e demonstrou muito conhecimento sobre o assunto, instigando-me ainda mais a continuar o sonho de estudar na França.”
 
Data do Depoimento: 04 February 2016
Postado por: Sabrina Rabelo
Orientação Acadêmica a distância
Nossa jornada para o Canadá está apenas começando. Sendo assim, a orientação do IFESP foi crucial em nossa tomada de decisão sobre os primeiros passos. Queremos agradecer toda a atenção dos funcionários no atendimento, e recomendamos a todos que conheçam as atividades e planos da escola. Conhecimento é fundamental!
 
Data do Depoimento: 29 January 2016
Postado por: Andre Santos e Yasmin Ayumi
Fiquei muito agradecido pela paciência e atenção no decorrer da orientação. A apresentação foi muito esclarecedora e abrangente, de uma forma que me fez sentir ainda mais vontade de seguir meus objetivos na França. Irei me esforçar e me empenhar para poder fazer uma boa caminhada dentro da língua francesa. Ao retornar ao Brasil eu os procurarei novamente, mas da próxima vez irei direto à escola.
 
Data do Depoimento: 18 January 2016
Postado por: Teruhiko
Orientação Acadêmica a distância
Iniciei meus estudos de francês com o IFESP em julho de 2014, fiz o primeiro módulo do intensivo de férias e depois o curso extensivo. Em Agosto de 2015 decidi que iria tentar o TCF, para assim ingressar em uma universidade francesa, prossegui com aulas particulares. O IFESP me deu todo o suporte para estudar para a prova, desde do material a dicas impagaveis o que foi essencial no momento da prova. No curso de 20hs de preparatório foram-me disponibilizados 4 simulados e diversas tarefas de redação fazendo-me sentir confiante para a prova. O resultado que eu necessitava era o nível B2 ( de acordo com o quadro de referência europeu), consegui o nível C1, 532 pontos de 700, o que só foi possível com a ajuda e apoio do IFESP.
 
Data do Depoimento: 13 November 2015
Postado por: Andre Celoto
Orientação Acadêmica, Curso Preparatório TCF e Workshop Profissional
Gostaria de agradecer a atenção e comprometimento da equipe do IFESP ao me auxiliar no processo de orientação acadêmica. A orientação foi muito esclarecedora e me ajudou bastante no planejamento do meu projeto de estudos na França. O atendimento foi sempre eficiente e de acordo com as minhas necessidades. Aguardo ansiosa a segunda etapa – dossiê de candidatura acadêmico profissional – que tenho certeza que irá me motivar ainda mais em direção aos meus objetivos.
 
Data do Depoimento: 28 October 2015
Postado por: Celine Ribeiro
Orientação Acadêmica


Envie seu depoimento sobre os cursos e/ou serviços prestados pelo IFESP.
*Campos obrigatórios.
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Sua profissão e/ou Cargo:
Sua Cidade:
Qual curso você fez e/ou serviço você usou:
Sua Foto:
As imagens não podem ser maiores que 500x500 px e 250 kb
Envie seu depoimento::*
Powered by RS Web Solutions



Assine nossa Newsletter

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

Minha experiência no Ifesp foi maravilhosa. Durante os quatro meses de aula no Prepa-Dalf adquiri conhecimentos de francês num ritmo impressionante, aperfeiçoando minhas habilidades na fala e, principalmente na escrita. Exercitamos excessivamente as habilidades requeridas pelo exame e, no final do curso, me sentia realmente preparada e segura para realizá-lo, graças à confiança passada pela Pauline. No Ifesp encontrei um ótimo curso,...

Fernanda Cristina Ladeia
Prepa-Dalf
Dec 21, 2010