Notícias

Turmas de francês para crianças e adolescentes

FALE CONOSCO

Uma forma lúdica de aprender Francês!
  

O IFESP ensina francês desde 2002 para jovens e adultos e agora lança um curso exclusivo para crianças e adolescentes. Os pais, é claro, estão convidados!
 

Ofereça ao seu filho um lindo presente: o sabor de uma nova língua e a descoberta de uma cultura prestigiada no mundo inteiro!
 

O que o nosso curso de francês proporciona para seus filhos?
 

   Um método lúdico que traz o universo deles para dentro das aulas com contação de histórias, jogos e músicas, tudo em francês.
   Uma imersão na cultura com professores de todas as regiões da França para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
   Um ensino divertido que se apoia na capacidade natural das crianças para aprender.


Traga seu filho para o IFESP, pequena França em São Paulo. Agende um horário agora!

 

Ele aprenderá francês de forma duradoura e sem perceber!


CLIQUE EM "FALE CONOSCO" QUE UMA DE NOSSAS CONSULTORAS RAPIDAMENTE ENTRARÁ EM CONTATO COM VOCÊ OU SE PREFERIR LIGUE NOS NÚMEROS (11) 3031. 3599 | (11) 2308.7837 | 
(11) 99111.9425  Mande uma mensagem via WhatsApp


FALE CONOSCO

Agenda Cultural Novembro 2016

Agenda de Novembro

Todos os meses o Consulado da França em São Paulo, junto com diversas instituições, organiza e divulga diversas atividades culturais para todos os públicos e gostos!

Para mais informações sobre os eventos da agenda cultural acesse:
http://saopaulo.ambafrance-br.org/

Tem interesse em conhecer melhor a cultura francesa? Não perca os próximos eventos que acontecerão neste mês em São Paulo e em outras cidades do Brasil!

 

FranceDanse Brasil continua em São Paulo

Serão quatro espetáculos em novembro

Está chegando ao fim a extensa programação do FranceDanse, que ocupou os palcos de diversas cidades brasileiras. Realização da rede francesa de serviços culturais no Brasil e de mais de 30 parceiros, entre instituições, festivais, teatros e universidades, o evento circulou por 15 cidades com mais de 70 apresentações, seminários, conferências dançadas, residências artísticas, workshops e mostra de filmes e videodança. Veja nesta e na próxima página as atrações deste último mês.

FRANÇOIS CHAIGNAUD E CECILIA BENGOLEA – DUB LOV 

O encontro de Cecilia Bengolea e François Chaignaud com o DJ Dub High Elements levou os dois coreógrafos a confrontar sua prática com o universo do dub. Nascido na Jamaica no fim dos anos 1960, este gênero musical se desenvolveu continuamente neste país e na Grã-Bretanha, tornando-se uma atração em grandes reuniões festivas. A intensidade das vibrações emitidas pelos sound systems, o impacto físico que causavam nos corpos e sua força aglutinadora fizeram desses encontros verdadeiros eventos espirituais, políticos e religiosos. Interessados na composição em dois tempos do dub, Chaignaud e Bengolea conceberam a coreografia de Dub Love, permitindo uma liberdade infinita de remixagem das danças no palco.

Dias 4 e 5/11, às 21h | Sesc Pompéia | Rua Clélia, 93, São Paulo | http://bit.ly/dub-love
 

CHRISTIAN RIZZO – SAKINAN

Em Sakinan, o coreógrafo francês Christian Rizzo questiona a noção de melancolia e a questão do exílio para além da sua significação territorial. Juntamente com o bailarino turco Kerem Gelebek, propõe um trabalho que se desdobra em uma série de imagens ou unidades de experimentação organizadas provisoriamente em um dispositivo simples, à maneira de haicais ou rascunhos de um diário íntimo. As apresentações de Sakinan fazem parte do Festival Contemporâneo de Dança - FCD, que realiza ainda um encontro e uma oficina com o coreógrafo. 

9° FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA

Conversa com Christian Rizzo

3/11 às 19h

Oficina com Christian Rizzo

5/11 das 14h30 às 17h30

CRD - Centro de Referência da Dança | Baixos do Viaduto do Chá, s/n - Galeria Formosa, São Paulo

Espetáculo Sakinan

Dias 4 e 5/11, às 20h, e 6/11 às 19h

Centro Cultural Olido | Av. São João, 473, São Paulo

http://www.fcdsp.com.br

 

KÄFIG/MOURAD MERZOUKI – PIXEL

 A Compagnie Käfig de Mourad Merzouki, francês de origem argelina, foi criada em 1996. Com ela, Merzouki soube expandir a linguagem do hip-hop para um cruzamento de múltiplas disciplinas: circo, artes marciais, artes plásticas e dança contemporânea. O espetáculo Pixel nasceu do conceito de união da dança às projeções digitais, da ideia de mesclar realidade e mundo virtual. Os 11 bailarinos evoluem em um ambiente de sonho, na fronteira entre o virtual e a realidade. É um trabalho sobre a ilusão, conjugando energia e poesia, ficção e proeza técnica, hip-hop e circo.

São Paulo - 5/11 às 20h, 6/11 às 18h e 7/11 às 21h

Teatro Alfa | R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro | http://www.teatroalfa.com.br/temporada2016/

 

Curitiba - 10/11 às 21h

Teatro Guaíra | Rua XV de Novembro, 971 | http://www.teatroguaira.pr.gov.br

 

EMMANUELLE HUYNH – CRIVOS (CRIBLES) 

Neste espetáculo, realizado com elenco local, Emmanuelle Huynh trabalha com uma forma simples, o círculo, para recriar passos que se encontram em festas, celebrações, casamentos ou ritos de guerra. A coreografia interage com os percussionistas que executam a trilha ao vivo, mas os bailarinos não apenas respondem aos músicos, pois são eles mesmos produtores de som, com seus pés, bocas e partes do corpo. Cribles retoma um aspecto ancestral da dança, ao mesmo tempo em que mostra como ela está viva no corpo e no som de seus intérpretes.

Dias 11 e 12/11, às 21h | SESC Santana

Avenida Luiz Dumont Villares, 57, São Paulo | http://bit.ly/crivos-cribles

 

CONFERÊNCIA E RESIDÊNCIA

ALAIN MICHARD – O CORPO ARQUITETO

A conferência “O corpo arquiteto: o artista em diálogo com o espaço público” é o palco onde o coreógrafo Alain Michard tratará da criação artística no seu espaço e a arquitetura. Uma seleção de artistas, performances e obras serão apresentados com foco nos projetos de Michard, colocando em jogo o corpo na arquitetura e, por consequência, na cidade, no espaço público e na paisagem. A conferência será estendida a uma prática arquitetônica pelo corpo, uma experiência in situ para a qual os espectadores serão convidados. Michard ministra também uma residência e o workshop “Percepção e representação do corpo no espaço público”, que fazem parte do projeto de criação coreográfica de Promenades Blanches (Passeios Brancos) em São Paulo – uma iniciativa do coreógrafo francês em parceria com a coreógrafa brasileira Elisabete Finger.
 

Workshop “Percepção e representação do corpo no espaço público”

De 8 a 11/11 Conferência “O corpo arquiteto: o artista em diálogo com o espaço público” 

11/11 às 19h SESC Consolação | Rua Dr. Vila Nova, 245, São Paulo | http://bit.ly/alain-michard

 

NA PISTA COM DAVID GUETTA

O aclamado DJ e produtor francês David Guetta é um dos principais nomes do cenário atual da música eletrônica e transformou a EDM, sigla para eletronic dance music, em um fenômeno pelo mundo. Seus seis álbuns lançados até agora venderam 3 milhões de cópias, e seus 34 singles atingiram 15 milhões de cópias. Ele volta ao Brasil e passa por São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.

São Paulo - 4/11 às 22h | Espaço das Américas | R. Tagipuru, 795

Florianópolis - 5/11 às 14h | Parador 12

Serv. José Cardoso de Oliveira, s/n, Lote 3, Jurerê Internacional

Porto Alegre - 5/11 às 22h | Autódromo Internacional Velopark Rod. BR386, km 428, 10.000 - Nova Santa Rita

 

AIR: ELETRÔNICA E MUITO MAIS

Prestes a completar 20 anos de carreira, o grupo formado pelos franceses Jean-Benoît Dunckel e Nicolas Godin vem ao país para uma apresentação única. O Moon Safari, de 1998, é considerado um dos melhores discos dos anos 90 pela revista Rolling Stone e apresentou o pop elegante do AIR ao mundo. Apesar de fazerem música eletrônica, Dunckel e Godin sempre produziram composições orgânicas, dando um ar vintage ao seu dream-pop-psicodélico.

15/11 às 22h | Audio Club | Av. Francisco Matarazzo, 694, São Paulo

 

MUTAÇÕES: ENTRE DOIS MUNDOS

David Lapoujade, coordenador de conferências junto à Universidade Paris I e editor póstumo de Gilles Deleuze, participa do ciclo Mutações 2016: entre dois mundos com a conferência “A outra margem do Ocidente”. É autor dos livros William James, Empirism e pragmatisme, William e Henry James e Bergson, Puissances du temps, além de ensaios para as coletâneas Mutações: o futuro não é mais o que era e Mutações: fontes passionais da violência. Lapoujade prepara agora um livro sobre Deleuze.
 

Entre Dois Mundos: 30 Anos de Experiência do Pensamento

Participação francesa, com tradução simultânea

3/11 às 10h30 | David Lapoujade - “A outra margem do Ocidente”Sesc Vila Mariana | Rua Pelotas, 141, São Paulo | http://bit.ly/david-lapoujade

 

LIPOVETSKY E A UTOPIA DA LEVEZA

E m seu novo livro, Da leveza: rumo a uma civilização sem peso (De la légèreté), o filósofo e sociólogo Gilles Lipovetsky nos mostra uma civilização onde há o culto contemporâneo da leveza, que invadiu os nossos hábitos, remodelando nossa imaginação e tornando-se um valor, um ideal, um imperativo. Nunca tivemos tantas oportunidades de viver levemente, porém o peso da vida diária parece cada vez mais difícil de suportar.       

8/11 às 18h30 | Palestra com o autor e sessão de autógrafos | Livraria da Vila

Shopping JK Iguatemi | Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041, São Paulo

 

DELFINO NA FLINKSAMPA

Radicado no Brasil, o escritor e roteirista francês Jean-Paul Delfino participa da 4a edição da FLINK SAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras. O orgulho das raízes africanas e desta rica cultura – nos mais variados aspectos e segmentos, da literatura à moda – é o principal motor deste evento, que inclui debates literários com autores brasileiros e estrangeiros, lançamento de livros, espetáculos, filmes e oficinas.

Dias 18 e 19/11, das 9h às 20h | Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 | http://www.flinksampa.com.br

 

MOLIÈRE NA ALIANÇA FRANCESA

Escrito em 1666, O Misantropo, obra-prima de Molière, é inédita no Brasil. O original foi traduzido e adaptado para esta montagem, sob a direção artística do premiado encenador Marcio Aurelio, que homenageia os 350 anos da peça. A comédia desnuda conceitos filosóficos de visão de mundo e da humanidade, questionando o comportamento social. Nesta montagem, estes questionamentos são transportados para o Brasil atual, onde o jogo do poder está fundamentado nas aparências e nos interesses particulares dos que movem a máquina da governabilidade. 

Até 18/12, de qui a sáb., às 20h30, e dom. às 19h | Teatro Aliança Francesa | R. Gal. Jardim, 182, São Paulo | http://bit.ly/moliere-teatro

 

ANIMA MUNDI TEM 48 PRODUÇÕES FRANCESAS

Em 2016, a 24a edição do Anima Mundi traz 400 curtas e seis longas de animação. O público terá a oportunidade de conferir de perto o melhor que o Brasil e o mundo vêm produzindo no gênero – só da França, 48 produções prometem animar ainda mais esta grande festa. O festival recebe o francês Marc Jousset, produtor de O Menino da Floresta e diretor de arte de Persépolis, que participa da sessão Papo Animado, dentro do Anima Forúm.
 

De 2 a 6/11 | Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo | Caixa Belas Artes

Rua da Consolação, 2.423, São Paulo | 4/11 às 20h | Papo Animado com Marc Jousset | Sala Petrobras da Cinemateca Brasileira | www.animamundi.com.br

 

ESTREIAS NO CINEMA       

10/11 O IGNORANTE (LE CANCRE) | De Paul Vecchiali, França
10/11 SNOWDEN - HERÓI OU TRAIDOR (SNOWDEN) | De Oliver Stone, EUA, Alemanha e França
10/11 MUCH LOVED (MUCH LOVED) | De Nabil Ayouch, Marrocos 
17/11 ELLE (ELLE) | De Paul Verhoeven, França e Alemanha
24/11 É APENAS O FIM DO MUNDO (JUSTE LA FIN DU MONDE) | De Xavier Dolan, Canadá e França
24/11 REFÉM DO MEDO (SHUT IN) | De Farren Blackburn, EUA e França
24/11 A ECONOMIA DO AMOR (L’ÉCONOMIE DU COUPLE) | De Joachim Lafosse, Bélgica e França
DATA A DEFINIR A ESPERA (L’ATTESA) | De Piero Messina, França e Itália

 

JACQUES TATI É MEU TIO 

O Cinéclub Aliança Francesa traz o clássico Meu Tio. Hulot (Jacques Tati) vive em um bairro pobre de Paris, enquanto sua irmã e cunhado vivem em uma casa supermoderna. O cunhado arruma um emprego para ele em uma fábrica, pois não deseja que o filho cresça sob a má influência do tio, um sujeito bom e desengonçado. 

27/11 | 9h30 café da manhã - 10h30 filme | Ingressos a partir de 23/11 | Reserva Cultural | Av. Paulista, 900, São Paulo

 

AGRICULTURA FAMILIAR EM EXPOSIÇÃO 

A exposição Agricultura Familiar, uma oportunidade para o planeta, realizada pelo CIRAD em parceria com o IRD, a AFD, o Ministério francês de Relações Exteriores (MAEDI) e o Instituto Francês, destaca a importância da agricultura familiar no mundo e, mais especificamente, nos países em desenvolvimento. Também apresenta os grandes desafios para o futuro – segurança alimentar, biodiversidade, clima, água, emprego, meio ambiente.

Até dezembro | Parque CienTec/USP | Av. Miguel Stefano, 4.200, São Paulo | http://parquecientec.usp.br/

 

EM CARTAZ

 

A FRANÇA NA BIENAL DA INCERTEZA      

As obras De-Extinction (Des-extinção), realizada por Pierre Huyghe com câmeras que captam imagens microscópicas, e Bombom’s Dream (Sonho de Bombom), parceria da performer Cecilia Bengolea, que está na cidade para se apresentar no FranceDance Brasil (veja pág. 1), com o artista Jeremy Deller, podem ser conferidas até 11/12 na 32a Bienal de São Paulo – Incerteza viva, no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo.

 

EM PORTO ALEGRE

 

MOSAICOGRAFIA: IMAGENS DE VÁRIOS PAÍSES

A exposição Mosaicografia apresenta trabalhos de 188 fotógrafos de 13 países e de diversos estados brasileiros, reunindo profissionais conceituados e uma nova geração de talentos. Ao todo, são mais de 500 fotos montadas em grandes painéis, expostos ao ar livre. 

De 9 a 20/11 | Lg. Glênio Peres | Centro Histórico de Porto Alegre | http://mosaicografia.com.br

 

AUTORES FRANCESES EM PORTO ALEGRE

Aprogramação da 62a Feira do Livro de Porto Alegre vai contar com a participação de diferentes nomes da cena literária francófona. O escritor e roteirista Jean-Paul Delfino, o ganhador do Prêmio Goncourt de Literatura, Patrick Chamoiseau, a diretora Florence Bonnier e as escritoras e ilustradoras Camille Lebon e Johanna Thomé de Souza são alguns dos nomes que estarão no evento.

4/11 às 19h – Florence Bonnier | Sessão comentada do documentário Claudel, un nouvel regard | Santander Cultural Rua 7 de Setembro, 1.028

8/11 às 18h30 – Jean-Paul Delfino | Apresentação de Suite Brésilienne em português. Mediação de Ismael Caneppele 

15/11 às 16h – Patrick Chamoiseau | Apresentação: Da Martinica: a escrita de Patrick Chamoiseau, bate-papo com Vanessa Schmitt | Auditório Barbosa Lessa CCCEV | R. dos Andradas, 1.223  | www.feiradolivro-poa.com.br

 

CARTUNISTAS

A francesa Pénélope Bagieu e os brasileiros Marcello Quintanilha e Ricardo Manhães são os cartunistas que animam o encontro promovido pela Aliança Francesa Zona Sul. Os três são profissionais de destaque e reconhecimento internacional.

28/11 | Aliança Francesa Zona Sul Rua Wenceslau Escobar, 3.206, Porto Alegre

 

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

 Michel Houellebecq, que se apresentará no ciclo Fronteiras do Pensamento, é o escritor francês vivo mais lido no mundo, com sua ficção controversa e provocadora. Seus romances lhe valeram reputação internacional e são considerados um sinal de renovação da literatura francesa.

7/11, às 19h45 | Salão de Atos da UFRGS Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre

 

As informações podem sofrer alterações. Recomendamos consultar previamente os locais dos eventos.

Para mais informações sobre a cultura francesa e outros eventos entre em contato conosco: (11) 3031-3599/ (11) 3031-2468/ (11) 9 9111-8117

Curso de Francês em Dezembro

Curso de Francês em Dezembro - Revisão A1/A2 e B1/B2
 

Essa é a oportunidade que você estava esperando!

Revise o que você já estudou e esteja pronto(a) para ingressar em um nível Intermediário ou Avançado em 2017!


Pensando em você o IFESP montou turmas de revisão super-intensivas em dezembro para que o seu francês não fique enferrujado.


Serão duas turmas, uma de nível Básico e outra de nível Intermediário!

 

Por que fazer esse curso seria bom para você?

Para nível Básico 

  • Revisão da estrutura da língua (Gramática, Conjugação e Redação) dos níveis A1 e A2;
  • Ideal para quem quer acelerar o ritmo e ingressar no Intermediário em janeiro de 2017;
  • Ideal para quem estudou há um tempo e não se lembra de quase nada, sobretudo da parte escrita!

Para nível Intermediário 
  • Revisão da estrutura da língua (Gramática, Conjugação e Redação) dos níveis B1 e B2;
  • Ideal para ingressar no nosso curso Prepa TCF em janeiro, a fim de, prestar o exame de proficiência em fevereiro ou março de 2017;
  • Ideal para quem estudou até o B2 ou C1 há um tempo e não quer voltar a fazer os níveis.

Clique aqui e faça um Teste de Nível Online para saber em qual turma ingressar.


CLIQUE EM "SAIBA MAIS" QUE UMA DE NOSSAS CONSULTORAS RAPIDAMENTE ENTRARÁ EM CONTATO COM VOCÊ OU SE PREFERIR LIGUE NOS NÚMEROS (11) 3031. 3599 | (11) 2308.7837 | (11) 99111.9425 Mande uma mensagem via WhatsApp

 

SAIBA MAIS



Assine nossa Newsletter

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

Estou escrevendo para agradecer toda a ajuda com o dossiê para as universidades em Paris. No fim das contas, acabei me candidatando à Sorbonne e à Vincennes-Saint-Dennis no curso de Artes Plásticas e fui convocada para as inscrições na Paris 8. Era exatamente o que eu queria, pois o currículo do curso de fotografia deles é extremamente completo e eu senti uma grande afinidade com a filosofia da escola. Enfim, gostaria de agradecer ...

Ana Carolina Destro
Básico 1 + montagem dossiê a distância
May 27, 2014