Notícias

Agenda Cultural Maio 2017

Todos os meses o Consulado da França em São Paulo, junto com diversas instituições, organiza e divulga diversas atividades culturais para todos os públicos e gostos!

Para mais informações sobre os eventos da agenda cultural acesse:
http://saopaulo.ambafrance-br.org/

Tem interesse em conhecer melhor a cultura francesa? Não perca os próximos eventos que acontecerão neste mês em São Paulo e em outras cidades do Brasil!
 

AS PRIMEIRAS IMAGENS DE CARTIER-BRESSON

Exposição do Sesi-SP em parceria com a Magnum Photos comemora os 70 anos da agência. Em homenagem ao ícone da fotografia, a Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp apresenta uma exposição inédita no Brasil: Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias. As 58 fotos selecionadas pelo curador João Kulcsár são fruto dos primeiros anos de trabalho do fotógrafo francês, famoso pelo conceito do “momento decisivo”, publicado no livro Images à la Sauvette. Em 1932, com 24 anos, Cartier-Bresson (1908-2004) adquiriu uma câmera Leica que viria a se tornar uma extensão do seu olho e a transformar para sempre seu interesse pela fotografia em paixão. Nos anos seguintes, ele ficou conhecido pela criação de uma das mais originais e influentes narrativas visuais da história. 

Até 25/06, das 10h às 20h: Galeria de Fotos do Centro Cultural
FIESP - Av. Paulista, 1313, São Paulo
www.centroculturalfiesp.com.br

 

AS CANÇÕES SEM VERGONHA DE NATHALIE JOLY  

A cantora francesa Nathalie Joly apresenta o show Chansons Sans Gêne (Canções Sem Vergonha), terceira parte de uma trilogia sobre Yvette Guilbert, cantora francesa nascida na segunda metade do século XIX e considerada um dos símbolos da Belle Époque. A inspiração vem de textos, entrevistas, filmes, shows, conferências sobre as mulheres e as canções de Guilbert quando ela começa, na maturidade, uma carreira cinematográfica deslumbrante, pouco conhecida do público hoje, de 1924 a 1936. Sempre precursora, Guilbert e suas canções questionavam padrões e denunciavam a covardia do homem e a coragem da mulher. Até o final de sua vida, dedicou-se a lutar pela igualdade de gêneros e a emancipação feminina.

10/05, às 20h30: SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141, São Paulo
12/05, às 20h: SESC Araraquara - Rua Castro Alves, 1315, Araraquara

 

O ESPAÇO PÚBLICO NA VISÃO DE TRÉVELO


O arquiteto e urbanista Pierre Alain Trévelo participa de uma série de discussões sobre o espaço público da cidade, em evento organizado pelo Instituto Cidade em 

Movimento (IVM). Trévelo criou, em 2003, a agência TVK, responsável pela realização da nova Place de la République, em Paris. Em São Paulo, participará de debates com arquitetos e ativistas urbanos. Em paralelo, o IVM recebe, até 10/05, propostas para o concurso Passagens Jardim Ângela, com o objetivo de melhorar a qualidade da mobilidade na região.

De 18 a 23/05: Academia Paulista de Letras - Largo do Arouche, 324, São Paulo
Passagens Jardim Angela: http://concurso.cidadeemmovimento.org/edital/
Programação: www.cidadeemmovimento.org

 

EUROPA UNIDA

Semana da Europa é comemorada em maio

“In varietate concordia”, que significa Unidos na diversidade, este é o lema da União Europeia – que, muito além de um bloco econômico, é um projeto político e uma extraordinária ferramenta de paz. No âmbito da 13ª edição da Semana da Europa e para ilustrar a realidade deste projeto, o Cônsul-Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, reuniu em 04/05 seus homólogos e artistas plásticos dos 28 países da União Europeia na Residência da França, para juntos criarem uma alegoria simbólica da União, ilustrando a igualdade e a solidariedade dos Estados membros. Em São Paulo, a programação da Semana da Europa prossegue com um concerto da Orquesta Jovem do Estado, no dia 07/05, na Sala São Paulo.

13ª Semana da Europa
https://www.semanadaeuropa.org

 

DOCUMENTÁRIOS: ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO

O CINUSP Paulo Emílio apresenta a mostra Documentário/Ficção - Intersecções, composta por filmes a partir dos quais é possível questionar os paradigmas e as conven- ções que definem e diferenciam o documentário e a ficção. As obras selecionadas têm procedimentos estético-formais que embaralham as fronteiras entre os dois universos e levantam a questão da veracidade de seu conteúdo. Em que medida o documentário é uma narrativa do real e em que medida a ficção é seu contrário? O documentário é verdade e a ficção, mentira? Os filmes escolhidos possuem múltiplas camadas de leitura e entendimento e é um desafio ao espectador decifrar essas leituras. Entre as produções e coproduções francesas da mostra estão 

As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet, Eu, um Negro, de Jean Rouch, A imagem que falta, de Rithy Panh, e Verdades e Mentiras, de Orson Welles.

Até 26/05, de segunda a sexta, às 16h e 19h: Cinusp Paulo Emílio - Colmeias - Favo 4 Rua do Anfiteatro, 18, Cidade Universitária, São Paulo
Programação: http://bit.ly/documentarioficcao_interseccoes

 

MOSTRA DE JACQUES DEMY EM PIRACICABA

Um dos integrantes do movimento da Nouvelle Vague, Jacques Demy está em cartaz na cidade de Piracicaba. O cineasta ganhou uma mostra com cinco filmes, além do documentário realizado por sua esposa, Agnès Varda, sobre sua infância. Jacquot de Nantes e Os Guarda-chuvas do amor fazem parte da programação. 

Até 13/06: Sesc Piracicaba - Rua Ipiranga, 155, Piracicaba
Programação: http://bit.ly/mostra-jacquesdemy

 

ESTREIAS NO CINEMA


04/05 – MIMOSAS (MIMOSAS)

De Oliver Laxe, França, Marrocos, Espanha

Um velho xeique faz uma difícil e perigosa travessia por entre montanhas marroquinas, acompanhado por uma caravana responsável por cumprir o último desejo de sua vida.

04/05 - CLASH (ESHTEBAK)

De Mohamed Diab, Egito, França

Passado num caminhão de polícia, o filme mostra um grupo de detidos de diferentes perfis políticos e sociais durante a crise política que sucedeu a queda do ex-presidente Morsi, no Egito. 

11/05 - FACES DE UMA MULHER (ORPHELINE)

De Arnaud des Pallières, França

Uma jovem com problemas em seu passado muda-se para Paris. Ao se tornar mais madura e achar que finalmente se livrou das sombras do passado, algumas personagens aparecem.

18/05 - MÁS NOTÍCIAS PARA O SR. MARS (DES NOUVELLES DE LA PLANÈTE MARS)

De Dominik Moll, França, Bélgica

Philippe Mars é um homem sensato que está tentando ser um bom pai, um adorável ex-marido, um bom colega e um compreensível irmão. Enquanto isso, tem que lidar com sua família de forma peculiar.

25/05 - ATÉ NUNCA MAIS (À JAMAIS)

De Benoît Jacquot, França, Portugal

Jacques é um cineasta e Laura uma performer. O casal mora numa casa isolada pelo mar. Quando Rey morre, Laura fica sozinha, tendo que conviver com o fantasma de seu falecido marido. 

25/05 - DÉGRADÉ (DÉGRADÉ)

De Arab Nasser, Tarzan Nasser, França, Palestina, Qatar

O salão de beleza de Christine está lotado de clientes: uma divorciada, uma religiosa, uma lunática e uma noiva, entre outras. Mas o dia de lazer é interrompido quando tiros surgem do outro lado da rua.

As informações podem sofrer alterações. Recomendamos consultar previamente os locais dos eventos.
Para mais informações sobre a cultura francesa e outros eventos entre em contato conosco: (11) 3031-3599/ (11) 3031-2468/ (11) 9 9111-8117

Francês para Objetivo Universitário

Descubra a cultura do "ensino à francesa"!

O curso Francês para Objetivo Universitário ajudará você a ter sucesso em seu ingresso na universidade e em seus estudos.

Esse curso tem como objetivo apresentar os conhecimentos gerais e específicos de formação linguística, cultural e acadêmica, para futuros alunos intercambistas e a todos que se encontram no sistema e na metodologia acadêmica francesa.

Com carga horária de 30 horas presenciais, o nível exigido é o DELF B1 (CECR) e o recomendado é o DELF B2 (CECR).
 
Tem interesse nesse curso? Confira a programação:
  • Início: 24/04/2017
  • Término: 07/08/2017
  • Dias e horários: Segunda-feira, 19h30 - 21h30
  • Carga horária: 30 horas
 
Essa é a chave para brilhar em seus estudos. Prepare-se!

Dúvidas? Fale com uma de nossas consultoras e ganhe 30% de desconto* nesse curso:
Imagem inline 15Imagem inline 13Imagem inline 14
*Desconto válido para os 5 primeiros inscritos até dia 19/04/2017.

Faça todas as suas perguntas sobre o programa PITES


 Prepare-se com o IFESP para ingressar no programa PITES!

 
Você pretende estudar Direito na França através do programa PITES? Possui ainda muitas dúvidas sobre a vida na França e, sobretudo, na cidade de Lyon? Deseja saber mais sobre obtenção do visto, moradia, transportes, alimentação e custo de vida, ou conhecer melhor as universidades participantes do programa?

O IFESP quer ajudar você a se preparar para o PITES!  Clique aqui e preencha o formulário com todas as suas dúvidas e participe do nosso bate-papo online no dia 9 de maio, às 13h. Nós responderemos às perguntas e daremos dicas valiosas sobre os estudos e a vida na França. Os participantes receberão um e-book  especialmente preparado para os candidatos ao PITES!
 
 Além do bate-papo, o IFESP elaborou uma proposta de cursos de francês feitos sob medida para os objetivos dos alunos da Faculdade de Direito da USP que precisam atingir rapidamente o nível intermediário B1-CECR como requisito para se inscrever no programa.
 
Desenvolvemos três opções de cursos, em função do nível de francês do aluno:
  • Básico 1 (abril-junho), Básico 2 (julho-agosto), Básico 3 + Intermediário 1 (agosto-dezembro)
  • Básico 2 (abril-junho), Básico 3 (julho-agosto), Intermediário 1 (agosto-dezembro)
  • Básico 3 (julho-agosto), Intermediário 1 (agosto-dezembro) 
Confira os descontos especiais para alunos da USP:
 
Cursos Semi-Presenciais:
  • 1 nível > 15% de desconto
  • 2 níveis > 20% de desconto
  • 3 níveis > 25% de desconto
  • 4 níveis > 30% de desconto
  • 5 níveis > 35% de desconto
Cursos 100% Online:
  • 1 nível > 20% de desconto
  • 3 níveis > 40% de desconto
  • Pacote Premium > 60% de desconto 
Esses cursos permitirão um progresso eficaz no aprendizado da língua francesa, para que no momento da inscrição no PITES os alunos já possuam o nível requerido pela FD-USP.
 
Dúvidas? Fale com uma de nossas consultoras:
 
Imagem inline 15Imagem inline 13Imagem inline 14
Se preferir entre em contato conosco diretamente nos telefones (11) 3031.3599 | (11) 2308.7837 | (11) 3031.2468 ou preencha o formulário no clicando no botão abaixo.



Assine nossa Newsletter



{rsform 52}

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

Como muitos alunos, fui parar no IFESP por indicação do próprio Campus France, órgão da Embaixada Francesa localizado em São Paulo responsável pelos estudos na França. As aulas eram desde o inicio interativas e davam abertura a debates ricos em Política, Historia, Economia e atualidades, o que foi uma oportunidade de adquirir uma bagagem de conhecimentos e metodologias úteis a qualquer formação universitária. Tudo isso, combinado ...

Arthur Bercovici
Preparatório para Sciences Po
May 17, 2008