Novidades

CANADÁ, UM PAÍS DE OPORTUNIDADES PARA QUEM DESEJA IMIGRAR

O Canadá é um país com uma excelente qualidade de vida que contribui sistematicamente para o bem-estar da sua população

A província do Quebec precisa de talentos que possam atender a necessidade de mão-de-obra em vários setores da sua economia e por isso promove Programas de Imigração para trabalhadores qualificados.

 

Como é feita a Seleção dos Trabalhadores Qualificados do Quebec?

 Quebec seleciona os imigrantes da categoria de trabalhadores qualificados, segundo critérios próprios que privilegiam a inserção destes no mercado de trabalho.

• Esta seleção é feita através de um sistema de pontos que levam em consideração nove critérios, tais como nível de formação, experiência, conhecimentos linguísticos, etc.

• Os formulários a serem preenchidos são elaborados de tal maneira que os próprios candidatos podem preenchê-los, dispensando assim o auxilio de consultores ou advogados.

• O processo para emigrar é realizado em duas etapas

 

1ª etapa- Província do Quebec (Ministère de l’Immigration, Diversité et Inclusion)

• É responsável pela seleção dos candidatos que queiram residir no seu território.

• Determina a quantidade de imigrantes que deseja receber

• Tem seus próprios critérios e seleciona os candidatos em função dos objetivos estabelecidos em matéria de imigração.

• Emite o Certificado de Seleção do Quebec para trabalhadores qualificados (Cerificat de Sélection du Québec) CSQ.

 

2ª etapa - Canadá:

• O governo federal do Canadá é responsável pela admissão de todos os imigrantes que desejam se estabelecer no país.

• Estabelece o volume anual de imigração para o Canada, levando em conta o plano do Quebec.

• Responsável pelas questões de segurança e saúde (controla antecedentes criminais e atestados de saúde dos candidatos que já foram selecionados pelo Ministério de Imigração do Quebec).

• O CIC (Cidadania e Imigração do Canadá) emite o visto de residência permanente (visa de résidence permanente).

 

COMO SE INSCREVER PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO DE IMIGRACÃO?

 As candidaturas acontecem uma vez ao ano. A partir de 2016 foi criado um novo procedimento Online que visa facilitar as inscrições e diminuir o tempo de espera dos candidatos. Para se candidatar é necessário criar uma conta e preencher um formulário de demanda do certificado de seleção online no site do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Quebec (MIDI) e aguardar a notificação para encaminhar a documentação.

 

FRANCÊS LÍNGUA OFICIAL DA PROVÍNCIA DO QUEBEC

• A utilização da língua francesa é regida pela Charte de la langue française (Carta da Língua Francesa) que estabelece que o francês é a língua oficial do Quebec.

• O conhecimento da língua francesa é essencial, já que esta é a língua das instituições públicas e a língua habitual do mundo do trabalho, do ensino, da comunicação, do comércio e dos setores econômicos.

• A província do Quebec tem interesse em preservar e promover sua língua oficial. A língua francesa representa um instrumento de comunicação essencial e também um símbolo de pertencimento à sociedade quebequense.

• As pessoas que imigram para o Quebec, e que não dominam a língua francesa devem fazer um esforço para aprendê-la, pois essa condição é primordial para sua integração. 
Observação: O conhecimento da língua inglesa também é útil para se conseguir um emprego.

• Para acrescentar pontos e aumentar suas chances de ser selecionado,  o nível mínimo de conhecimentos de Francês exigido é o B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Intermediário 2).

 

COMO FUNCIONA O PEQ (PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA QUEBEQUENSE)?

Além do programa de trabalhadores qualificados selecionados pelo Quebec, os estrangeiros também tem a possibilidade de obter o visto permanente através do PEQ (programme de l’expérience québécoise)

O PEQ é um programa direcionado aos estudantes pós-diplomados ou profissionais que tiveram uma experiência temporária de trabalho ou estudos na província do Quebec.

O sistema de ensino do Canadá é considerado de alto nível e tem excelente reputação a nível mundial. Os diplomas quebequenses são reconhecidos internacionalmente.  As Escolas e Universidades do Quebec oferecem infraestruturas ultramodernas. Para os interessados em ter uma experiência de estudos no Quebec, destacamos os colégios Cégeps (que oferecem programas de estudos pré-universitários e programas de estudos técnicos) e as Universidades (que oferecem programas de estudos de graduação, Pós, Especialização, Mestrado e Doutorado)

 Para os interessados em ter uma experiência de trabalho temporário no Quebec, vale ressaltar as missões de recrutamento virtual organizadas em países estrangeiros (Mission de Recrutement Virtuel). No Brasil já tivemos cinco missões organizadas pela agência Québec International (agência de desenvolvimento econômico da região metropolitana da Cidade de Quebec no Canadá) em parceria com a agência Québec em Tête (Site de referência para assuntos de Imigração Québec) e colaboração com o Ministère de l’Immigration, de la Diversité et de l’Inclusion (MIDI).

 

POR QUE EMIGRAR PARA O QUEBEC?

•  Segurança e Qualidade de vida

•  Serviços de saúde e educação acessíveis a todos

•  Boas oportunidades de emprego em diversas áreas

•  Possibilidade de obtenção da cidadania canadense após três a quatro anos de residência no país

•  Sociedade multicultural, acolhedora e rica na sua diversidade e cultura que valoriza a liberdade de expressão, a igualdade de direitos e o respeito às diferenças, favorizando a integração dos estrangeiros e seus familiares

•  O governo local provê todas as ações necessárias para facilitar a integração e ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

 

E SE SEU INTERESSE É VIVER EM OUTRA PROVÍNCIA DO CANADÁ?

Nesse caso, você poderá se candidatar ao programa de entrada privilegiada para imigrantes qualificados, o Entrée Express.

 O programa Entrée express pour immigrants qualifiés é direcionado aos estrangeiros que querem viver em outra província do Canadá, ou seja não trata pedidos relativos ao Quebec.

• São utilizados seis critérios de seleção.  A seleção é rigorosa e serão escolhidos aqueles com maior pontuação e melhor perfil.

• A aplicação pode ser feita em inglês ou francês.

 

QUER PARTICIPAR DOS PROCESSOS SELETIVOS DE IMIGRACÃO PARA O CANADÁ COM AJUDA DO IFESP?

No IFESP, oferecemos cursos de francês de alta qualidade com professores pós-graduados, uma metodologia própria, através de cursos de Francês nas modalidades semipresenciais ou 100% online.

 

Consulte nossas opções de cursos de Francês:

• Cursos Semipresenciais em grupo objetivo Imigração Quebec

• Programa Imigração Quebec Online

• Aulas Particulares Online para Imigração Quebec

 

Nossa missão é orientar e treinar todos os interessados em realizar um projeto acadêmico ou profissional que exija o idioma francês!

 

Ligue agora para mais informações (11) 3031-3599 ou envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou agende uma orientação!

Teremos muito prazer em esclarecer suas dúvidas e te apresentar nossos cursos!

AddThis Social Bookmark Button



Assine nossa Newsletter

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

Decidi, no ano passado, que gostaria de fazer o mestrado em literatura na França e, desde novembro, comecei a estudar. Em março, comecei a frequentar as aulas do IFESP, no nível Intermediário 1, com o objetivo de prestar o TCF em maio e conseguir um nível B2, que me ajudaria a ser aceita em alguma universidade. No começo, assistia apenas às aulas regulares do professor Valentin. Um mês antes da prova do TCF, fui aconselhada pela pro...

Nádia Rocha Gonfiantini
Jun 25, 2013