Novidades

Entrevista com Pauline Charoki, diretora-geral do IFESP 

 

Conhecido pela qualidade de seus cursos de francês, o IFESP investe pesado atualmente para ser referência no ensino fully online, também chamado de modelo digital learning. Na entrevista abaixo, a diretora-geral do IFESP, Pauline Charoki, explica o que motivou a transição e conta como funcionará o novo método de ensino, pautado pela inovação tecnológica, mas baseado na tradição e na qualidade, marcas do instituto. A novidade também se aplica à orientação acadêmica para aqueles que desejam estudar na França: o serviço foi otimizado através da criação do programa virtual “Passo a Passo Estudos na França” e do acompanhamento personalizado do aluno por um tutor-coach. 

Por que o IFESP decidiu migrar exclusivamente para o modo de ensino virtual?

PC – Porque a adoção do digital learning vai expandir e democratizar nossa oferta de ensino. Não podemos nos restringir apenas à cidade de São Paulo, visto que há uma grande procura em inúmeras cidades brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, para citar algumas capitais onde já temos diversos alunos a distância. Vamos atender à demanda do mercado, mas garantindo a qualidade do ensino. Nosso lema é: 100% online, 100% completo e 100% humano, pois o foco está nos alunos.

 

Como você avalia o desafio de acompanhar o aluno no ensino a distância?

 

PC – No caso do IFESP, eu avalio a partir de dois elementos que são essenciais para nós: nosso método e nossa história. Quanto ao método, o desafio é garantir a motivação do aluno. É por isso que há um tutor, que acompanha e avalia a evolução de cada aluno. Esse é o processo que já utilizamos em cursos regulares de francês, bem como em cursos preparatórios para os exames de proficiência, como o TCF, o DELF e o DALF.

 

Então a atual transição tem como base um procedimento que já existe no IFESP?

 

PC – Sim, tudo está ligado à própria história do IFESP e é importante explicar como nascemos e qual o caminho que trilhamos desde então. Começamos escutando a demanda das pessoas e, em função disso, antes de propormos nossos cursos, fizemos uma vasta pesquisa sobre as melhores ferramentas e consultamos os experts da área. Para criar a metodologia do IFESP, analisamos todos os métodos presentes no mercado. Depois, pedimos a crítica construtiva de nossos alunos através de pesquisas de satisfação. Assim, adaptamos gradualmente o material e ampliamos o leque de cursos oferecidos. Há um comitê de alunos que auxilia na melhoria e evolução do modelo de ensino e atendimento do IFESP. Por tudo isso é que eu acho fundamental destacar o percurso que fizemos: dos cursos originalmente presenciais e, em seguida, semipresenciais, passaremos agora ao fully online, mas nos mesmos moldes de sempre, ajustando tudo constantemente, em função da avaliação dos alunos.

 

Quais ferramentas o IFESP utiliza no ensino online?

 

PC – Incrementamos tudo aquilo que já utilizávamos em nossa Escola Virtual, investindo em muita tecnologia para atingir a excelência. Trabalhamos com as duas melhores ferramentas da área de ensino online: o Adobe Connect e o Moodle. O primeiro permite ministrar aulas virtuais dinâmicas, com vídeos e lousas compartilhados na tela, além de diferentes recursos de interação, inclusive a gravação das aulas. Já o Moodle, utilizado em nossas plataformas de ensino de línguas, é reconhecido como a melhor ferramenta da área pública, tanto acadêmica quanto governamental, em diferentes partes do mundo.

 

Além do ensino de línguas, a orientação acadêmica também foi expandida para o digital learning, certo?

 

PC – Sim, partindo do mesmo princípio, mas aliada à orientação personalizada. A demanda vinda de fora de São Paulo é muito grande, mas, mesmo com os alunos que estão aqui, tratamos muitos assuntos por skype ou e-mail, o que funciona muito bem. Por isso, juntamos todas as nossas ferramentas de orientação em um único e grande programa online, chamado “Passo a Passo Estudos na França”. Trata-se de um guia com todas as informações e dicas necessárias para quem se prepara para estudar e morar na França, além de centenas de modelos de documentos como CV, carta de motivação, carta de pedido de bolsa etc. O programa vai muito além do que se encontra na internet: ele é a reunião de nossos 15 anos de experiência na área.

 

E quanto à orientação personalizada, como funciona?

 

PC – Trata-se de um acompanhamento no modelo de coaching. A orientação está integrada ao programa “Passo a Passo Estudos na França”, que é o primeiro contato do aluno com todas as informações e os documentos de que necessita. Na sequência, entra em campo a figura do tutor-coach: um profissional que tem expertise na área de orientação. Ele é ao mesmo tempo instrutor e coach. Com isso, ele auxilia e acompanha o aluno na montagem de seu dossiê de candidatura, na escolha dos cursos e nas demais dúvidas que eventualmente surgirem. São encontros feitos por skype, nos quais o tutor-coach respalda a redação dos documentos e, depois, faz a correção do dossiê em conjunto com o aluno. É um acompanhamento próximo e eficaz.

 

A atual visibilidade do canal do IFESP no youtube contribuiu para a transição em direção ao fully online?

 

PC – Sim, pois cresce muito o número de inscritos em nossas videoaulas, carro-chefe do canal do IFESP no youtube desde 2010. São centenas de vídeos, além de aproximadamente 500 áudios, que ensinam dicas de pronúncia e gramática do francês. A divulgação de conteúdos em redes sociais e em nossos sites também valoriza nossa transição para o 100% online. Hoje o IFESP possui diversos sites: cursosdefrancesonline.com.br, plataforma eficiente e dinâmica de ensino da língua francesa; portugaisenligne.com, mylittlebrasil.com.br e speakportuguesebrazil.com.br, voltados para o público estrangeiro que quer aprender português ou saber mais sobre o Brasil; e universidadesfrancesas.com.br, site de referência sobre estudos acadêmicos na França, com centenas de artigos sobre cursos, instituições de ensino, dicas de moradia etc.

AddThis Social Bookmark Button



Assine nossa Newsletter

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

Eu recomendo por causa da seriedade com que os professores do ifesp tratam os alunos, as dúvidas são respondidas e o acesso à plataforma é bem simples.

José Antônio Cândido de oliveira
Curso de Francês Online Pacote Básico/Intermediário
Dec 09, 2016