Novidades

O francês será a língua mais falada em 2050!


Conforme um estudo realizado pelo Banco Natixis, a língua francesa deverá se tornar a mais falada no mundo até 2050, tomando a frente da inglesa e do mandarim. São conclusões que a revista americana, “Forbes”, ameniza.


A língua de Molière superará a de Shakespeare em 2050?

É o que leva a supor um estudo realizado pelo Banco Natixis e retomado pela revista Forbes.

De acordo com a enquete dirigida pelo estabelecimento bancário, o francês se tornaria a língua mais falada no mundo tomando a frente da inglesa e do mandarim graças a sua ancoragem nas zonas mais dinâmicas do mundo. Segundo projeções do Instituto de Estudos Nacionais Demográficos (INED), a África deverá ver sua população passar de 800 milhões a 4,5 bilhões em 2100.
Assim, em 2050, o francês deverá ser falado por 750 milhões de pessoas no mundo. A título de comparação, 220 milhões de francófonos foram recenseados em 2010.


O francês oficialmente falado em 32 países

Uma teoria que pode ser contestada, conforme a revista americana. Em seu estudo, a Natixis considerou como francófonos todos os habitantes dos países onde o francês é língua oficial, “o que não será mais o caso”, relativiza a Forbes.

“As projeções demográficas são efetivamente impressionantes, mas elas não levam em conta a coexistência das línguas, que é a realidade em certos países”, acrescenta Alexandre Wolf, responsável do Observatório da língua francesa.

Oficialmente, o francês falado em 32 países, coabita com outras línguas, como no Senegal onde o “wolof” (ou “uólofe”) predomina. Na realidade, o inglês deverá continuar como a língua mais falada no mundo neste prazo, conclui o cientista francês.

Shakespeare pode descansar em paz!

 

Crie um diferencial e aprenda o francês no IFESP! Não perca tempo, invista em você agora!

Não sabe o seu nível? Faça o teste de nível de francês. É gratuito e sem compromisso.

AddThis Social Bookmark Button



Assine nossa Newsletter

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

L'Ifesp nous donne le soutien nécessaire pour atteindre nos objectifs,dès Alexandrine avec les rendez-vous à propos des études en France, les cours de préparation des examens avec Pauline, avec un didactique formidable ,jusqu'aux professeurs qui sont très bien, avec les corrections toujours faites, et l'équipe toujours bien preparée. Merci beaucoup!

Evaldo João Bifulco Junior
São Paulo
Básico 3 a Avançado 1 no ifesp + Preparatório TCF-Tout Public
Apr 08, 2011