Novidades

Os Estudos na França em 5 perguntas


O que é preciso para estudar na França?

Para estudar em uma universidade francesa, os requisitos gerais são: nível de francês intermediário, ensino médio completo e um dossiê de candidatura com currículo, carta de apresentação, projetos de estudos e profissional.


Como o IFESP pode ajudar o estudante interessado nesses cursos?

O IFESP é especialista em orientação acadêmica para estudos na França.

• Informações sobre estudos na França através de palestras, orientação acadêmica personalizada presencial ou a distância
• Análise do perfil e objetivo do aluno
• Seleção das melhores universidades e cursos de acordo com essa análise
• Pesquisa sobre oportunidades de bolsas de estudos
• Auxílio na montagem do dossiê de candidatura: currículo, carta de apresentação, projetos de estudos e profissional
• Preparação intensiva para a metodologia universitária francesa (síntese, dissertação, apresentação oral)

Além desse serviço inédito no Brasil, o IFESP oferece cursos de francês inovadores e de alta qualidade: metodologia própria, plataforma de ensino online, professores nativos e pós-graduados, cursos preparatórios para exames de proficiência (TCF, DALF) com aprovação de 100% desde 2007.


Como funciona a ajuda de custo concedida pelo governo francês? O que é preciso para conseguir?

O governo francês concede um auxílio moradia a todos os estudantes, franceses ou estrangeiros. Não tem diferença de tratamento. Essa bolsa moradia se chama CAF. O estudante recebe em torno de 200 euros por mês.

Além desse auxílio, o estudante pode se candidatar a uma bolsa de estudos ou mérito. Pode ser uma bolsa do governo francês. Um exemplo é a bolsa Eiffel. Em 2013, 157 brasileiros se candidataram, 61 bolsas foram concebidas. O processo seletivo consiste em enviar um dossiê de candidatura bem estruturado no padrão de apresentação francês. Os critérios de avaliação são: projeto profissional ou acadêmico do estudante, percurso universitário/profissional e nível de francês.

Pode ser também uma bolsa regional ou da própria instituição de ensino.


Qual é a duração dos cursos oferecidos? É possível encontrar cursos de férias (verão e inverno)?

Depende muito da área de estudos e do nível universitário. Quem tem um bacharelado no Brasil pode ingressar diretamente no segundo e último ano da pós-graduação que se chama Master 2. Existem também cursos de verão nas universidades francesas.


Como funciona o exame de proficiência? Quem pode fazer?

TCF, DELF, DALFEsse artigo responde a essa pergunta!

AddThis Social Bookmark Button



Assine nossa Newsletter

*Ao inserir seus dados nesta página, você concorda que o IFESP, se utilize dos dados pessoais fornecidos, para envio de informações a respeito de eventos, produtos e serviços, comprometendo-se o mesmo ao sigilo e proteção da privacidade dos visitantes.

EVENTOS


 

 

DEPOIMENTOS

Eu gostei muito da nossa conversa e de todas as dicas e explicações que você me deu. Fiquei bem empolgada com as novas perspectivas. O atendimento foi excelente e tenho planos de em breve iniciar um curso com vocês para poder concretizar este sonho. Muito obrigada pelo seu tempo e disposição! Merci beaucoup.

Andréa Castelli
Orientação Acadêmica sobre estudos na França
Oct 21, 2014